Acidente com ônibus da UFSM: dos 18 feridos encaminhados para Teutônia, cinco já receberam alta, confirma diretor do hospital

Maria Júlia Corrêa e Vitor Zuccolo

Acidente com ônibus da UFSM: dos 18 feridos encaminhados para Teutônia, cinco já receberam alta, confirma diretor do hospital

Foto: Vitor Zuccolo (Diário)

Pelo menos cinco pessoas já receberam alta do Hospital Ouro Branco, em Teutônia, no fim da tarde desta sexta-feira (4), após o acidente com o ônibus que levava uma turma do curso de Paisagismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na estrada de acesso  a Imigrante, região de Lajeado. Os feridos foram transferidos para diferentes hospitais da região, entre Teutônia, Lajeado e Estrela. Sete mortes foram confirmadas.


​​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A informação foi confirmada pelo diretor do Hospital Ouro Branco de Teutônia, o médico Guilherme Vogt, que recebeu 18 feridos.


– Fomos acionados por volta das 11h30min. Nosso hospital é de média complexidade, mas não tem unidade de Terapia Intensiva (UTI). Fizemos um ajuste na emergência para poder receber os pacientes de forma adequada. A gente não sabia quantos viriam e seus respectivos estados de saúde... então imediatamente mobilizamos  todas as equipes. 


Segundo o médico, 18 pacientes foram levados para o hospital, sendo 16 do sexo feminino e dois do sexo masculino, entre idades que variam entre 24 e 64 anos. As lesões variam desde traumatismos cranianos a fraturas.


– Na primeira avaliação, pelo menos seis estavam em estado mais grave, de inspirar cuidados. Outros com fraturas e lesões diversas. Desses 18, cinco já receberam alta e dois foram transferidos para o serviço de neurocirurgia do Hospital Bruno Born, em Lajeado. Os demais, alguns passaram por cirurgia da nossa equipe do hospital e agora estão em observação – afirma Guilherme. 


Além dos procedimentos cirúrgicos, o médico explica sobre os cuidados a serem tomados, também com pacientes que estão em observação. Ele acredita que novas altas terão na manhã de sábado (5). 


– Alguns precisam de um tempo em observação, principalmente causa das dores. É até normal pela complexidade do acidente e do impacto. É um procedimento de praxe até porque isso inspira cuidados para darmos alta com tranquilidade. 


Relação com Santa Maria e Kiss

Formado em Medicina pela UFSM, Vogt atuou no atendimento às vítimas da tragédia na boate Kiss em 2013.


Médico formado pela UFSM é diretor do Hospital de TeutôniaFoto: Vitor Zuccolo (Diário)


Situação de outros feridos

No Hospital de Lajeado, há três mulheres e um homem internados, todos em estado considerado grave. Já o Hospital de Estrela recebeu seis feridos, incluindo o motorista do ônibus, que estão em estado considerado estável. 


Acompanhe ao vivo a cobertura:


Leia mais:





Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Autoridades confirmam que não há mais vítimas fatais em acidente com ônibus da UFSM; sete pessoas morreram Anterior

Autoridades confirmam que não há mais vítimas fatais em acidente com ônibus da UFSM; sete pessoas morreram

Motorista de ônibus com turma do Colégio Politécnico da UFSM teria dito: Próximo

Motorista de ônibus com turma do Colégio Politécnico da UFSM teria dito: "Se segurem e coloquem o cinto"

Polícia/Segurança